sábado, 21 de maio de 2011

Isso é Flamengo..

Primeiramente devo falar que erros de arbitragens acontecem para todos os times, provavelmente não existe um time que não tenha sido beneficiado ou prejudicado por más arbitragens. Este é passível de erros, e erra-se para todos. No futebol, o juiz tem poder absoluto para determinar o que está certo ou errado dentro das quatro linhas de jogo. Mesmo que se prove posteriormente que sua decisão foi equivocada, ou que o próprio juiz admita o erro, numa raríssima autocrítica, o mal jamais é reparado. O juiz pode até ser punido pelos tribunais esportivos ou pelos cartolas, mas o resultado do jogo é mantido.

Neste tópico eu quero falar sobre erros de arbitragens que favoreceram a um dos grandes clubes do futebol nacional. Coincidentemente os erros citados neste foram todos a partir de década de 80, onde um time se consagrou, com um esquadrão de respeito e se tornou um dos maiores detentores de títulos nacionais do país. Este time, este time é o Clube de Regatas Flamengo.
Entre 1971 e 1979, o campeonato brasileiro organizado pela CBF, o Flamengo, até então clube de grande expressão regional, não conseguira chegar entre os 4 primeiros colocados em nenhuma única edição. Apesar de já possuir, segundo dados estatísticos, a maior torcida do Brasil, o time carioca não possuía conquistas nacionais. O Flamengo tinha a sua maior estrela, Zico que já atuava no clube profissional desde 1971, mas só passou a brilhar a partir de 1980, nove anos passados com Zico e o Flamengo não tinha conseguindo sequer chegar entre os quatro primeiros colocados do campeonato nacional. Coincidentemente com o a ascensão da Rede Globo (cujo dono torcia pelo Flamengo), que se tornou uma das, senão a empresa de maior influência do Brasil, o Clube de Regatas Flamengo ascende como um dos maiores campeões nacionais, a partir da década de 80, e se torna um dos principais clubes deste país.
Prosseguirei este tópico com vídeos que relatam grandes conquistas deste clube.

---------

Campeonato Brasileiro de 1980
Na decisão do campeonato de 1980 o Flamengo enfrentou o clube Atlético-MG, e este provavelmente com o melhor time de sua história. No vídeo abaixo, a partir dos 7m30s, é marcado um dos impedimentos mais absurdos da história do campeonato brasileiro, prejudicando o time mineiro, que ainda teve expulso no lance o seu principal jogador, Reinaldo, cartão vermelho direto, sem estar amarelado, por, segundo o soprador de apito José de Assis Aragão, fazer cera.


---------

Libertadores de 1981
Depois da decisão do Campeonato Brasileiro de 1980, Atlético e Flamengo voltaram a se encontrar na Copa Libertadores de 1981. O Grupo 3 da Taça Libertadores 1981 foi marcado pelo equilíbrio entre Atlético e Flamengo. As duas equipes terminaram empatadas em primeiro lugar. Como o regulamento da competição previa que somente o campeão de cada chave passaria a segunda fase, foi necessário a realização de um jogo de desempate em um campo neutro. Tudo era neutro, menos o árbitro. O carioca José Roberto Writh foi escalado para apitar o jogo decisivo entre os times.
Em uma jogada no meio campo, com apenas 10 minutos de jogo, Reinaldo faz falta em Zico no seu campo de ataque e imediatamente Wright expulsa o jogador do clube mineiro. Logo depois foi a vez de Éder, em outra falta, o ponteiro esquerdo mineiro ganhou o cartão vermelho direto.
“Daí pra frente o serviço já estava feito, o Atlético com 9 jogadores em campo seria facilmente vencido pelo Flamengo. O técnico do Galo, Carlos Alberto Silva colocou o time com uma armação claramente defensiva e mesmo com a ajuda do juiz (que em 30 minutos de jogo distribuiu 4 cartões amarelos para os jogadores do Galo, isso fora os 2 cartões vermelhos) o Flamengo não conseguiu marcar seu golzinho.
Vendo que a armação ainda não fazia efeito, Wright deu o golpe derradeiro; expulsou Palhinha e Chicão aos 34 minutos do primeiro tempo. Aí não deu para segurar a revolta atleticana. Os dirigentes do Atlético entraram em campo. Polícia, Fotógrafos, cinegrafistas 
todo mundo em campo, uma confusão generalizada.” (por Felipe Bethonico e Renato Filho)


---------

No vídeo abaixo, em uma partida entre Vasco e Flamengo, o mesmo assoprador de apito do jogo acima relatado, José Roberto Writh, marca falta em Dinamite cometida por Junior. O jogador vascaíno partia em direção ao gol, e “o Junior veio em última estância pra cometer essa falta". Compare os lances anteriores com este e me relate em qual dos lances o jogador realmente merecia ser expulso. E neste, nem cartão amarelo o Junior levou.


---------

Campeonato Brasileiro de 1982 
Pra finalizar mais dois erros, ambos no campeonato brasileiro de 1982, protagonizados a favor do mesmo time, e tendo como assoprador de apito, coincidentemente, Oscar Scolfaro.
No primeiro, anulou um gol legítimo do time pernambucano Sportpelas oitavas de final, levando o Flamengo a classificação. Relatado pelo goleiro flamenguista Raul Plasmann a partir de 2m37s.


---------

na decisão do campeonato contra o Grêmiocoincidentemente arbitrada por Oscar Scolfaro, no jogo decisivo, um lance esquisito protagonizado pelo ataque gremista e o meio-campista flamenguista Andrade (vulgo cara de pau). Na tentativa de retirar o gol gremista, o meio campo flamenguista tira o gol do Grêmio com a mão, um soquinho. Sem a marcação do pênalti (que realmente não podemos afirmar que seria gol), e com a vitória o Flamengo consagrou-se campeão brasileiro. Direto no lance 1m40s.


---------

Só nesses vídeos temos dois campeonatos brasileiros e a Taça Libertadores, que depois resultou na conquista do campeonato Mundial pelo Flamengo. Muitas coincidências nas escolhas de árbitros para jogos decisivos do mesmo clube e erros decisivos e grosseiros em praticamente todos os lances relatados. As taças estão na Gávea e como falei no início do tópico, os resultados, mesmo com os erros estão mantidos. Assim se construiu a "brilhante" história do Clube de Regatas Flamengo.

Eu não acredito em coincidências. E você, acredita? 

24 comentários:

Pablo Oliveira disse...

faltou falar das 2 copa do brasil de 2 brasileiros..de 1 copa ouro de 96...de 1 mercosul...de 1 copa dos campeoes...de 32 estaduais... e dos inumeros titulos dos esportes amadores..como natação, esgrima, ginstica olimpica e judo.

Pablo Oliveira disse...

não esquece depois de fazer outro topico falando de teoria de conspiração..seguem as dicas

Lady gaga e os iluminatis

O atentado de 11 setembro arquitetado pela CIA eo FBI

TOM CRUISE eo capitalismo.

Flamengo eo dominio mundial

Juliana Pedreira ♡ disse...

Hahahaha! adorei os comentários do Pablo, acima...
Mas, olha... vou contar Thiago, quanto tempo cê levou pra pesquisar as "roubalheiras" do flamengo, pq olha?! HAHAHA! SÓ RINDO! Como vc mesmo disse no início do post "Primeiramente devo falar que erros de arbitragens acontecem para todos os times, provavelmente não existe um time que não tenha sido beneficiado ou prejudicado por más arbitragens..." Pois bem, EU ACREDITO q algumas arbitragens tenham SIM beneficiado e prejudicado o flamengo muitas vezes, como tb outros times! Mas, flamengo ñ se resume a apenas esses titulos, FLAMENGO É UM TIME DE TRADIÇÃO, CONQUISTA, RAÇA E MERECE TODO MÉRITO POSSÍVEL! Ok, eu sou suspeita de falar, como vc é suspeito de criticar tb... rs... Mas, é um fato incotestável, FLAMENGO É UM TIME RECONHECIDO, INVEJADO PELOS SEUS TÍTULOS, DESEMPENHOS E TORCIDA! Tchau! ;P

Thiago Dias disse...

Hueahaeuhaeuhaeu... Demorei muito não, é só colocar Flamengo, que a maioria dos vídeos são sobre roubos.. E isso ai não são apenas erros de arbitragens... São assaltos descarados a favor do seu time..

Gabriel Corrêa disse...

Com mulher eu discuto somente sobre fogão, sabão em pó, pia de louça e sexo... E sobre sexo, é só com algumas.. Futebol eu me recuso a discutir com mulher.

Eddie disse...

Triste, mas relata a mais absoluta verdade, exceto por um pequeno equívoco: O árbitro do jogo de 80 não era o Wright, era o Aragão.

Thiago Dias disse...

Corrigirei Eddie.

Anônimo disse...

Não é conspiração. Foram alguns fatos que ocorreram ao longo do tempo. Fizeram da 1a vez, deu certo, e assim foi se repetindo. Quem é da cidade do Rio de Janeiro, faz parte de classe média alta e tem familiar benémirito em clube grande, sabe que: dos 80 em diante, o CRF tem uma grande aliada. Aqueles que se opuseram foram esmagados, como o próprio Reinaldo do Atlético. Teve a carreira abreviada... e ele era forte fisicamente. Para os que não acreditam, vejam o filme: "muito além do cidadão keine". Então, vocês terão dimensão da alienação em que vivem.

Anônimo disse...

Dupan:

O blog deixou de ser neutro e passou a ser arco-íris?
Não entendi esse bando de informação a respeito dos títulos do Flamengo. Mas de uma coisa todos sabemos, a arbitragem é um mal necessário, só que há erros e ERROS, afinal, os caras são pagos pra apitar.

Outra coisa...vamos definir aqui se estamos falando de futebol com a razão ou com a emoção, porque se for com a razão temos que falar do seguinte: se o juíz estabelece um critério para a "seriedade" das faltas, que leve este critério até o final da partida. Não se pode comparar partidas mesmo com o mesmo árbitro. Porém, dentro da partida o árbitro TEM A OBRIGAÇÃO DE MANTER O CRITÉRIO ESTABELECIDO E NÃO SER PARCIAL.

Se vamos falar com a emoção aí tem que falar do resto todo da história do Flamengo, a façanha de ganhar os outros 50 títulos sendo favorecido.

Sou implicante com a arbitragem e cobro dessa corja uma decência na hora de apitar, seja com Flamengo ou outro time qualquer. Mas tenho a consciência limpa de que eu reclamo do juíz quando sei que ele está equivocado e não forçando a barra, "torcendo"...essa é a diferença entre o apreciador de futebol e um zé bunda burro fanático.
Juíz pra apitar jogo tem que treinar do mesmo jeito que jogador tem que treinar pra jogar.

RECICLAGEM E DISCIPLINA NOS ÁRBITROS!!!!!

Anônimo disse...

Dupan Comentário 2:

Especificamente falando de 1980, já vi esse vídeo N vezes e realmente o impedimento foi marcado erradamente. PORÉM, SE QUALQUER SER HUMANO REPARAR NO REINÍCIO DO JOGO, O ÍDOLO DA TORCIDA ARCO-ÍRIS REINALDO FAZ A BABAQUICE DE ATRAPALHAR COLOCANDO A SAPATILHA NA FRENTE DA BOLA, OU SEJA, O JUÍZ ACHOU QUE ALI CABIA O CARTÃO VERMELHO. Injusto??? Convença-me se for capaz.
E as possíveis faltas anteriores que o reinaldo fez durante a partida? Pode ser que o árbitro tenha levado isso em conta. Injusto??? Convença-me se for capaz.

Thiago Dias disse...

Convença-me que foi justo.. Se for capaz..

Marcelo disse...

Pois é,depois dizem que é choro de perdedor.Clube sujo protegido por empresário sujo.

Amyr Moraes disse...

Parem de chorar e olhem direito no lance que vocês dizem ser mão de Andrade. O goleiro Raúl se esticou e com um tapa tirou a bola em cima da linha. Enxerguem a verdade ou se unam a torcida do Botafogo no chororô!

Thiago Dias disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Coloca óculos de grau meu filho...

Amyr Moraes disse...

caraaaaaaaca mlk, olha isso cara, enxerga direito, foi o GOLEIRO QUE TIROU, eu vi DUAS vezes com meu pai esse lance e tiramos apenas UMA CONCLUSÃO. Campeão legítimo, Raul salvou!

Anônimo disse...

DIGO:

Na boa.... hahahaha!!!

começo com um riso, porque pra mim tenho que rir disso né? ou estou errado?

1ª acusação sua: FlaXAtl-MG 1980
Resposta:
1980, ao término do primeiro tempo vc pode perceber que o jogador Reinaldo dá um chute com a bola sem motivo no jogador do Flamengo e que todos correm, inclusive o juiz. Só que no VT é cortado essa parte. No segundo tempo o mesmo jogador que já em vários lances vinha catimbando, catimba e é expulso merecidamente! Nada a reclamar disso. Agora amigo, a quantidade de vezes que a barreira se encontra a 5 metros do batedor Zico nas faltas ninguém comentou né??? O impedimento eu posso falar que o bandeira errou, porém, quem nunca viu um bandeira errar grosseiramente ainda mais em uma final, e digamos que não tivesse sido impedimento, será que ele faria o gol??? já havia perdido muitos na cara! e se fisesse o gol? será que ganharia a partida? então o primeiro é MITO!!!

2ª acusação sua: FlaXAtl-MG 1981 resposta:
A falta foi muito violenta, e com certeza falta pra expulsão, como podemos ver o mesmo jogador polêmico Reinaldo fazendo cagada e prejudicando o time do atlético-MG, logo em seguida cercaram o Writh e o locutor disse: "Se continuar assim vai ter mais expulsos!!!", dito e feito. logo em um lance mais à frente Writh parou a bola para AJUDAR o jogador do Atlético-MG a bater a falta e ele sem mais nem menos esbarra no juiz de propósito, merecidamente expulso também, logo depois virou confusão e as outras duas expulsões com certeza tiveram motivos, e tudo começou onde??? no reinaldo... então o segundo também é MITO.

3ª acusação: FlaXVas
Essa foi só uma tentativa de justificativa da outra partida!!! Concordo que teria que ter sido amarelo, agora vermelho nunca, a falta não foi violenta, ele deu um tótó para desequilibrar o Roberto, mas não foi um carrinho entrando por trás, e tinha um outro do Flamengo chegando também na cobertura, não tenho certeza que Roberto faria esse gol!!! MITO!!!

4ª acusação: FlaXSport 1982
o árbitro errou em ter marcado a saída de bola pela linha de fundo, mas se ele marcou a saída, o pq que o jogador do Sport chuta a bola pro gol??? todo mundo já vinha parando pq já tinham marcado a saída de bola, a marcação foi equivocada, agora... o próprio goleiro do Flamengo disse que era por volta de uns 30 min. de jogo, ainda tinha muita partida pela frente, o Sport foi prejudicado porém não vi roubo e mt menos intenção do árbitro em beneficiar o flamengo!!! MITO!

5ª acusação: FlaxGrê 1982
Hahahahahaha! essa é a mais fácil desvendar! Primeiro, os dois jogadores do Grêmio que eu não sei quem foram já chegaram empurrando, o certo a se marcar seria falta, não marcou, em seguida você pode ver que pra mim é claro que a mão que bate na bola é a mão do goleiro e não a do Andrade, Andrade usa apenas o ombro para tentar deslocar a bola, mas no final o único que fez um movimento diferente foi o goleiro, pode reparar que o braço é completamente preto até a mão, se fosse do Andrade seria a mão e o braço pretos. Impossível o Andrade ali ter utilizado a mão!!! MIIIIIITOOOOOOOO!!! vai estudar futebol e um pouco de física e regras de arbitragem!!!!

Régis disse...

Acho que pra alguém falar mal de algo é necessário primeiramente conhecê-lo. Esquecendo os tais "erros" de arbitragem - que a maioria realmente não foi erro - desmerecer a campanha, os êxitos e títulos que o Flamengo alcançou na década de 80, como nos casos que vc apresentou, é desconhecer totalmente de futebol. Basta ver entrevistas e matérias de estudiosos do futebol para ver como o Flamengo não precisava de arbitragem p sair vencedor de campo. Citarei três pessoas que VIVERAM na época e que realmente pode falar o que aconteceu na época: PVC, Juca Kfouri e Mauro Betting(nenhum deles ligados a globo, antes que digam algo...). Nenhum deles cita o Flamengo como time que necessitou de apito, mas sim modelo um time modelo de futebol.
A imprensa é flamenguista??Engraçado...O video da conspiração do juiz contra o grêmio é uma reportagem feita pelo Régis Rosing(GAÚCHO E GREMISTA!!) e a matéria da conspiração do favorecimento ao Flamengo contra o Sport foi feita pela Globo de Pernambuco.
Como o caro amigo diz acima, eu vejo a mão do Raul vindo de baixo pra cima socando a bola. Claro que os jogadores do Grêmio vão jurar até a morte que foi o Andrade, enquanto os flamenguistas vão afirmar o contrario...

Thiago Dias disse...

Régis, concordo que o time era bom, mas para mim os erros são claros. No próprio vídeo do Andrade ele fala não saber se meteu a mão (isso não existe, senão tivesse feito negaria), ao invés de deixar a duvida..

Rafael Perales disse...

Erros claros, os flamenguistas nunca vão concordar, pra que discutir?

Amyr Moraes disse...

ngm é igual, cada um pensa de um jeito e tem seu time de coração. Duvido que se fosse contra o time da "oposição" não tentariam defender o mesmo, até os tempos de hoje! Não to falando que eu não vou concordar com o autor do texto até mesmo por que é totalmente inconveniente, pois sou flamenguista... me refiro ao comentário acima.

Thiago Dias disse...

O problema é que são erros discarados Amyr... Você pode falar que não foi roubo (intencional, como eu penso que alguns foram), mas falar que não foram nem erros eu acho sacanagem, isso não é "amor", é "burrice"..

Anônimo disse...

DIGO

Thiagão!!! Vc perdeu!

Regis disse tudo ali acima, todo mundo sabe que nada do que vc disse aconteceu propositalmente, os erros de arbitragens acontecem, isso não podemos negar, porém, ver só os erros que beneficiaram o Flamengo em uma determinada ocasião é ser completamente ignorante. Faz uma pesquisa de quantas vezes o Flamengo foi prejudicado por árbitros brasileiros e sul-americanos, te garanto que a lista é imensa assim como os times brasileiros pra mim que já entram na libertadores com o peso dos árbitros sul-americanos que nunca são rigorosos com relação aos times argentinos, paraguaios e uruguaios!!!

Thiago Dias disse...

Perdi o que??? Eu só vejo flamenguistas clubistas discordando.. Erros absurdos e pronto.

Andre disse...

Novidade nenhuma isso aí, Mulambos e Sujeira sempre andaram lado a lado de maos dadas