segunda-feira, 16 de maio de 2011

[Brasileirão 2011] - Expectativas de um Palmeirense

Equilíbrio
e.qui.lí.brio
sm (lat aequilibriu) 4 Justa proporção. 6 Proporção, harmonia. 7 Sociol E­qui­valência de forças antagônicas num sistema fechado de inter-relação dinâmica.  E
stado de integração em que tendências antagônicas ou competitivas se compensam reciprocamente.



Expectativas: acho que o nível do futebol brasileiro está bem equilibrado, não se vê uma equipe tão diferenciada das outras, mas infelizmente esse equilíbrio é para baixo. O nível dos times está fraco, comparando-se aos dois anos que se passaram. Temos craques, temos de volta grandes jogadores, porém as equipes não tem demonstrado um bom futebol, visto os resultados dos times na Libertadores e na Copa do Brasil (ninguém no início dela apontava os times que chegaram como finalistas). Pode ser diferente no campeonato brasileiro, mesmo porque ainda terão outras contratações, mas também grandes perdas. Acho que pode ser um bom campeonato pelo equilíbrio das equipes, mas será raro ver um belo futebol em campo nesses meses que seguem.

O que esperar do Palmeiras? O Palmeiras não foi brilhante, mas também não foi nenhuma porcaria no primeiro semestre. O time fez um belo campeonato Paulista, sendo eliminado jogando melhor que o adversário. Na Copa do Brasil deu aquele vexame, fez a pior partida em anos, porém não é de se descartar a organização tática e raça do time em quase todos os outros jogos do semestre. Acho que o Palmeiras pode fazer um bom campeonato brasileiro, mas para lutar pelas primeiras posições necessita de muitos reforços. Técnico nós temos, e alguns bons jogadores, mas o time precisa se reforçar muito se quiser buscar o nono título nacional. Destaques para Kléber, Valdivia, Cicinho e o técnico Felipão. Maycon Leite é o primeiro reforço que vem para fortalecer a equipe, mas precisamos de mais, muito mais jogadores.

Disputam o título: Com os atuais elencos, sem pensar nas possíveis transferências, hoje vejo os times do Santos e do Cruzeiro como francos favoritos ao título. O Santos tem ao seu favor as estrelas, que se mantidas, farão do Santos o meu favorito ao título, somado ao fato de ter Muricy, que em 5 anos venceu 4 campeonatos e realmente é um diferencial nesse tipo de competição. O Cruzeiro vem um pouco atrás, visto com um pouco de desconfiança pela eliminação na Libertadores, mas o time fez bons jogos na primeira fase da Libertadores, o que traz esperança ao seu torcedor.

Libertadores: Mantidos os atuais elencos, acho que tem muitos times que lutam pelas vagas. Apostaria hoje nas tradicionais equipes paulistas, as gaúchas, os cariocas com exceção do Botafogo e o Cruzeiro. O Coritiba fez até agora um excelente primeiro semestre, mas acho que ganha a Copa do Brasil, despreocupando-se assim com o brasileiro.

Rebaixamento: vou apostar nos times de menor tradição, como o Avaí, Ceará (mesmo semi-finalistas da Copa do Brasil são fracos), Atlético-GO, América-MG, Figueirense e o Botafogo. O Botafogo precisa se reforçar e muito para conseguir escapar esse ano. Os outros times são de fato as apostas de todo mundo, pela pouca tradição. 

Evidentemente tudo isso que eu falei é válido com os elencos atuais. Porém com as negociações dos jogadores na abertura da janela de transferência, tudo isso cai por terra. Provavelmente errarei em muito as minhas expectativas, mas hoje, aposto nesses resultados.

Nenhum comentário: