sábado, 30 de julho de 2011

[Grandes ou não?] Torcidas

Por que aquele time é considerado grande, e aquele outro não é? Quais são os critérios utilizados? Quem decide se um time realmente é grande ou não? São os títulos, o tamanho da sua torcida, sua história, seus ídolos, ou simplesmente aquilo que é falado na televisão e na mídia? A partir de hoje, vou começar uma série de posts, fazendo a exposição dos MEUS critérios para definir se um time é realmente grande ou não. Pra mim, no Brasil, existem nove grandes clubes, unindo todos os critérios que selecionei, e dentro desse grupo de nove clubes, logicamente existem alguns que se destacam um pouco mais que os outros, dependendo do critério selecionado, mas fazendo uma média, se equilibram, formando assim a minha lista. Vou começar por um critério que diversas vezes é discutível sobre ser ou não determinante para esse tipo de listagem: Torcidas.


Torcidas
Muitos julgam erroneamente que torcida não é um critério importante para se definir a grandeza de um time. Exemplificam a China como a maior torcida do mundo, e nem por isso tem tradição no futebol. Alegação falha, pois uma grande seleção não depende em nada de uma grande torcida, bem diferentes dos grandes clubes.

Pergunte aos grandes clubes europeus se as suas torcidas não fazem diferença? Sim, fazem, principalmente nos caixas do clube, e é por isso que o tamanho da torcida realmente importa. A venda de materiais oficiais, as receitas provenientes das transmissões de jogos e o público nos estádios são as principais fontes de recursos para os times europeus. Patrocínios estão em um segundo patamar, é só lembrarmos o Barcelona, que por anos não estampou nenhum patrocínio em suas camisas, apenas, beneficentemente, o da UNICEF.

No Brasil poucos são os clubes que sabem utilizar as torcidas para conseguir aumento de suas receitas. O clube que melhor se aproveita disso é o Internacional, com  torcedores associados, sendo essa a sua principal fonte de arrecadação. Ainda é muito pouco se comparado ao futebol europeu, mas é o time brasileiro que mais arrecada com o programa de sócios. Corinthians e Flamengo também se beneficiam pelo tamanho de suas torcidas, no marketing (venda de material oficial) e, principalmente, com cotas na venda da transmissão de seus jogos, que é a principal fonte de renda da maior parte dos grandes clubes brasileiros.

Com os novos contratos, graças ao ibope que alcançam, os valores de ambos são maiores do que os valores arrecadados pelo outros clubes. Inclusive pelo PAY-PER-VIEW, que, junto com o São Paulo e Palmeiras, graças ao tamanho de suas torcidas, são os times que mais vendem pacotes de transmissão, arrecadando assim, mais do que quaisquer outros clubes.

E outro benefício das torcidas são as bilheterias. Os times que mais lucram são os quatro grandes paulistas, principalmente pelos altos valores dos ingressos, mesmo não possuindo as melhores médias de torcidas. 

E você, ainda acha que o tamanho da torcida não é um fator para considerar um time grande ou não?

Segue uma tabela com pesquisas realizadas no ano passado, uma realizada pelo Datafolha e outra solicitada pelo jornal Lance ao Ibope, apenas com os 10 primeiros colocados em cada pesquisa. Logicamente que as informações não são exatas, eu sou o primeiro a não acreditar plenamente nelas, visto que eu nunca fui perguntado e não conheço uma pessoa que já tenha respondido tais questões. Mas não podemos ignorar completamente as informações contidas nessas pesquisas.


Botafogo, Bahia, Fluminense e Vitória (variando a ordem nas duas pesquisas) são os clubes que seguem nas posições seguintes.


As informações sobre a arrecadação dos clubes se basearam na reportagem do globoesporte.com (http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/05/clubes-brasileiros-vendem-menos-e-arrecadam-mais-com-patrocinios.html).

Nenhum comentário: