quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ao Mestre com Carinho

Ontem a noite foi realizado na Vila Belmiro o melhor jogo do campeonato brasileiro do ano de 2011. O campeonato não esta nem na metade, mas ate o fim não vai ter nada de parecido com aquilo que ocorreu ontem. Uma batalha épica entre o Santos de Neymar contra o Flamengo de Gaúcho.

O jogo foi muito bem jogado e com todas as chances de gol da parte do Santos convertida em gols. "Neymar correria" jogou muito. Já R10 jogou muito mais. Porem a diferença foi que no Santos Neymar jogou bem. Enquanto o time do Flamengo se comportou de maneira exemplar. Exceto pela zaga que cometeu inúmeros erros.

O time do Santos abriu logo de cara 3 gols de frente, mas o time da Gávea não se abateu e continuou jogando o futebol característico criando chances apenas, enquanto o time de Santos convertia as oportunidades em gols. Em uma noite em que Neymar demonstrou toda a sua velocidade e seu poder de finalização, marcando uma pintura de gol. Disparando da esquerda do ataque em diagonal e tabelando rumo ao gol que fez explodir a torcida. Em outra oportunidade demonstrou sua frieza na finalização cara a cara com o goleiro dando um simples toque deslocando o goleiro. 

O jovem garoto demonstrou todo seu potencial, jogou no seu máximo. Driblou, chutou , marcou e demonstrou toda a sua mascara. Caindo de maneira espalhafatosa, tentando passes de efeitos e chutes no ar. Coisa normal para um menino de 19 anos com uma conta estapafúrdia e recém-campeão do campeonato de clubes mais importante da América do Sul.

Do outro lado tivemos o time do Flamengo. Que jogou com esmero e mesmo perdendo por 3 gols não se deixou abater. Durante mais de 80 minutos o time preto e vermelho correu atrás no placar, mas nem por isso se abateu. Continuou correndo se esforçando e se comportando muito bem. O time foi bem. Mesmo com as falhas grotescas da zaga não se abateu e entre erros e acertos saiu vitorioso. O diferencial da ultima noite foi na verdade R10. Que ontem desfilou seu futebol com se estivesse falando : " Vocês falam muito neste menino, vejam o que eu faço ".

Na verdade, o camisa 10 fez o simples. Não teve chute no ar e adjacências. Mas o simples dele se converte em 3 gols, um aproveitamento impressionante em passes certos e uma capacidade de proteger a bola de maneira impar. Dentro da casa de Neymar, Ronaldo desfilou sua categoria e mostrou por que ele ganhou um titulo do mundo com a seleção, copa das confederações, copa América, campeonato espanhol, Champions League e por duas vezes o melhor do mundo.

É por isso que eu defendo a tese que temos que ter paciência antes de falar que determinado jogador é CRAQUE. Pode ser que ele ganhe o campeonato de botão da rua e esqueça que ainda existe um outro continente a ser conquistado e que existe também um campeonato mundial. A estrada é longa e deve ser traçada entre tantos jogadores que despontam e são tratados com estrelas. A estrela não precisa de colarinho levantado, de cabelo espalhafatoso e uma marra de desencantar meio mundo. Ele não precisa chamar a atenção, por que o foco automaticamente se vira para ele quando ele aparece. Paciência que a estrada é longa.

Cabe salientar que ontem Elano demonstrou sua capacidade impar em perder pênalti. Incrível, ontem ele inventou de dar uma cavada na batida e como resultado colheu a defesa do goleiro e a amargura das vaias. Parece-me que o nosso amigo Elano Ricky Vallen enterrou sua vaga na seleção.

Apos o término do jogo Neymar chegou pra Ronaldinho Gaúcho e pediu a camisa dele. Prontamente o jogador atendeu ao pedido e deu a camisa pro jovem jogador santista. Neymar o interpelou novamente " Você pode autografar ?". Ronaldo assim o fez. Quando se virava para partir rumo ao ônibus Neymar gritou " Ronaldo, perae. Pega a minha camisa ae. Eu já autografei". O garoto mesmo de longe jogou a camisa em direção a Ronaldo que agradeceu. Parece que ao chegar ao hotel ele olhou a camisa e nela dizia: " Ao mestre com carinho e admiração. Neymar Junior".


Ronaldinho e Neymar, protagonistas de um jogo épico. (Foto: Fernando Pilatos)

Nenhum comentário: