quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Antes de mais nada, eu vou explicar como funciona a eleição para presidente no Vasco da Gama. Como algumas pessoas sabem, a eleição não é direta, os sócios estão aptos a votar em uma chapa e não no presidente em si. A chapa vencedora em conjunto com a chapa que obteve a vice-liderança indicam 120 e 30 membros para o Conselho Deliberativo, respectivamente. Esses membros se unem aos 150 membros natos do conselho e finalmente escolhem um presidente que terá o mandato de 3 anos.

Pois bem, o vencedor das eleições em 2011 foi o atual presidente, Roberto Dinamite. O ex-jogador prometeu em 2008, no seu primeiro mandato, que no máximo ficaria por 6 anos. Após o térmimo do primeiro trienio os erros e acertos da gestão atual são facilmente apontados, mas uma coisa é clara a todos que acompanham o futebol: esse é o melhor momento do Vasco nos últimos 10 anos.

O Gigante da Colina passou a última década sendo um mero coadjuvante no cenario nacional, nã0 conseguindo nem disputar o campenato estadual com seu maior rival. Atualmente, a conquista da Copa do Brasil, a garantia em disputar a Libertadores e o bom desempenho no campeonato nacional mostram que a gestão do Dinamite está no caminho certo para encher ainda mais de orgulho a imensa torcida vascaína.

Além das conquistas no campo, outros pontos mostram clara evolução. O número de empresas que desejam ter a imagem veiculada ao clube de origem portuguesa cresceu vertiginosamente, São Januario, através das parcerias e por ser uma futura sede olímpica, tem suas instalações reformadas e modernizadas. Outro ponto importante é a aquisição de um terreno em Maricá para a construção do CT da base, onde serão formados novos ídolos para a torcida vascaína.

O presente momento é de união e trabalho, mas algumas atitudes devem ser cobradas da diretoria. O programa de sócios precisa continuar evoluindo e o CT para o time profissional deve sair o quanto antes do papel. Essa é uma receita certa para que comemoremos muitos títulos futuramente.

Por fim, gostaria de parabenizar a Cruzada Vascaína que obteve o segundo lugar nas eleições e não quis indicar canditatos a diretoria administrativa e a presidencia do clube em respeito a vontade dos sócios. Ao que parece, finalmente teremos uma oposição que prioriza o que é melhor para o Vasco.

NOTA: além do presidente do clube, o Conselho Deliberativo também esolheu Olavo Monteiro de Carvalho como presidente da Assembleia Geral, Abílio Borges como presidente do Conselho Deliberativo e Hélio César Donnin como presidente do Conselho Fiscal.

Nenhum comentário: